Viva suas proprias Aventuras Fantásticas! – Fighting Fantasy Series

Viva suas proprias Aventuras Fantásticas! – Fighting Fantasy Series

Salve salve nerdaiada querida e amada, mais uma vez estou aqui lhes trazendo um cadico de informação.

Dessa vez irei recorrer a um tema que alguns de vocês devem ser familiarizados, os nostalgicos livros-jogos Fighting Fantasy mas conhecidos aqui em territorio brasileires como Aventuras Fantasticas.

Voltemos um pouco no tempo, para o ano de 1982, quando vendo o enorme sucesso da série Dungeons & Dragons, dois sujeitos marotos conhecidos como Steve Jackson ( não o criador do GURPS ) e Ian Livingstone decidiram criar uma série de livros interativos com tematica medieval fantastica que tanto cativava os jogadores de D&D. Criaram então um livro-jogo chamado O Feiticeiro da Montanha de Fogo que logo se tornou um sucesso.

Mas antes de continuar essa linda historia, irei explicar para os que desconhecem o que é um livro-Jogo.( Se você ja sabe o que é pode ir pro proximo paragrafo XD ) Um livro-jogo é um tipo de livro de RPG aonde se joga sozinho, o livro tem um sistema que permite acontecer um jogo solo sem precizar de mestre nem de um grupo. É uma ótima opção pra iniciantes e curiosos sobre RPG ( eu comecei assim ). A historia é fragmentada e o jogador vai escolhendo entre as ações que o livro disponibiliza e vai indo entre esses fragmentos, a história se torna linear demais o que desanima ao se tentar jogar um mesmo livro-jogo pela segunda vez.

Logo depois desses, uma horda de outros livros-jogos  desses dois camaradas surgiu, assim criando a série Aventuras Fantasticas. Foi criado um cenario de campanha em torno dessas aventuras, que em sua maioria se passavam em torno dele. ( alguns poucos livros-jogos saiam da tematica fantasia medieval ).

As historias costumavam ser complexas e bem dificil de se concluir em alguns momentos, existia uma sistema de luta bem simplificado, mas como por se jogar sozinho muitos jogadores acabavam roubando em vez de fazer da maneira certinah como papai do céu ensinou, então grande parte da aventura se resolvia atraves de quebra cabeças e estrategias de raciocinio. O Cenario era deveras criativo, alguns monstros chegavam a ser bobos e engraçados ( coisa da decada de 80 né XD ), mas isso não comprometia a diversão.

Atualmente, a série esta sendo relançada pela editora Jambô.


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*