Sniper Americano, as ovelhas, os lobos e os cães de caça

Sniper Americano, as ovelhas, os lobos e os cães de caça

american-sniper-blog-quarto-geek-3

Quando criança, Kyle aprende com seu pai que existem 3 tipos de pessoas: As ovelhas, os lobos que as caçam e os cães de guarda que devem protegê-las. Aos 30 anos, após os atentados de 11 de setembro, Chris Kyle se alista, como ótimo atirador, passa a compor a tropa dos atiradores de elite dos EUA. Com 160 mortes contabilizadas em 4 incursões ao Iraque, mas especula-se que tenham sido mais de 200 mortes.

american-sniper-blog-quarto-geek-2

O filme faz aquela mistureba histórica generalizada entre  World Trade Center / al-Qaeda (2001) e Saddam Hussein (2003), mas passa de leve a humanizar o lado inimigo, não em preto no branco, mas em tonalidades sutis e bem diferentes. O atirador inimigo, e opositor do “herói” é ex-campeão olímpico de tiro pela Síria, se amarra em fazer parkour pelos telhados de Bagdá, usa uma faixa na cabeça (tipo Stallone) e tem família típica, como nosso ator principal. Claro que por ser um filme americano, o conflito interior do sniper iraquiano Mustafa fica subentendido em pequenos flashes.

A guerra principal se desenvolve dentro do atirador, após várias mortes, sua mente não consegue se desprender dos campos de batalha e dos seus irmãos de arma. Eles está focado na sobrevivência, na resposta rápida e precisa às ameaças. A família aguarda o dia do seu retorno para casa, mas a volta revela os problemas psicológicos e as cicatrizes da guerra. Não só nos snipers…

Com direção de Clint Eastwood, é um ótimo filme para quem gosta de filmes militares, com soldados, tiros precisos e parkour!

 


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*