Quem é Scott McCloud ? Acredite, não ira se arrepender de conhece-lo!

Quem é Scott McCloud ? Acredite, não ira se arrepender de conhece-lo!

O tio Leprechaun ( que devido a motivos profissionais teve que largar seu pseudônimo e usar seu nome como nick mesmo) então recomeçando.

O tio Pedro ( nome de dono de banca de doces ) esta se dedicando a criar suas paginas quadrinizadas para em breve ( Espera se que esse breve seja realmente breve ) publicar sua graphic novel. Então como todo bom artista ao criar uma obra, me entreguei ao período de pesquisas ( período que dura ja quase 5 anos ) e cai dentro de inúmeras graphic novels, e me dediquei bastante a estudar o mercado e a própria linguagem dos quadrinhos, estudos esses que me levaram a um nome SCOTT MCCLOUD

Se você deseja criar seus próprios quadrinhos um dia, ira adorar descobrir quem esse cabra é, se você apenas gosta de quadrinhos, do tipo que for também ira adorar!

Scott McCloud é o nome do estadunidense nascido como Scott McLeod, esse desenhista geminiano é um dos maiores defensores dos quadrinhos como forma de arte. Trabalhando com quadrinhos desde 1984, McCloud coperou muito para o crescimento da área, criou a série de ficção cientifica “Zot!” e “Destroy!!”, sem contar com inumeros scripts para a DC comics.

Mas não foram suas historias que lhe deram fama, nem foram elas que me motivaram a criar este post!

McCloud ficou conhecido pelo mundo, devido a três livros ( em quadrinhos, lógico ) que teve a brilhante idéia de publicar, são eles: Desvendando os Quadrinhos, Reinventando os Quadrinhos e Desenhando Quadrinhos.

Esses livros são um apanhado de boa parte da teoria dos quadrinhos, pode ate parecer chato a primeira vista, mas se considerando que eu tendo Déficit de Atenção consegui ler todos num ritmo ótimo, pode acreditar que é bastante interessante. O cara consegue explicar de forma maestral e super divertida toda a teoria, historia, filosofia, funcionamento e provável futuro dos quadrinhos, sem contar com as inúmeras dicas megahipersuperaltamenterecontrapuxaimportantes pra quem decide entrar e crescer na área. E não é deixado de lado nenhuma sub-vertente desse maravilhoso mundo, McCloud passeia entre as comics de heróis,  Graphic Novels ( ele fala MUITO sobre uma chamada MAUS, sendo essa insistência o único ponto fraco do livro ), Mangas e Web-Comics, explicando a maneira que cada uma delas interage com o leitor, e o mais importante, ensinando como cirar esta interação. A leitura dos livros é gostosa, pois sendo todo ilustrado, as imagens e palavras dançam em um ritmo sublime que entra na sua mente sem precisar fazer esforço pra decorar ou aprender, alias, técnica essa que o próprio ressalta no livro.

“Desvendando os Quadrinhos” trata sobre a historia, linguagem e filosofia dos quadrinhos, fazendo ate os mais desinteressados pelo assunto entenderem a importância e poder dessa forma de arte tão renegada pelas pessoas. Recomendado para todo mundo, goste ou não de quadrinhos!

“Reinventando os Quadrinhos” fala sobre a industria dessas obras tão mal-compreendidas, da dicas importantíssimas para quem deseja entrar neste mesmo mercado, dizendo o que tem, o que sobra e o que falta nele.

E por ultimo, em “Desenhando Quadrinhos“, McCloud ensina não a como desenhar, e sim a como contar uma historia sobre a forma de quadrinhos, como impressionar e criar laço com o leitor. Se você não leu este livro, você não esta completo pra desenhar uma historia em quadrinhos ainda, FATO!

Espero ter instigado a curiosidade e interesse de alguns no autor, se consegui, meu objetivo foi cumprido, devorem o material dele, é mais fácil do que imaginam, e muito mais gratificante também.

PS: Eu devia ter postado isso muito antes, pq não o fiz ?ò.ô


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*