“Paralelos” Documentário mostra como a pirataria de jogos foi importante no Brasil

“Paralelos” Documentário mostra como a pirataria de jogos foi importante no Brasil

A revolução dos Jogos eletrônicos.

A Redbull criou a série Paralelos, contando brevemente a história dos Fliperamas brasileiros, relato da Taito no Brasil, começo das fichas, créditos, popularização do jogo eletrônico e preparação do mercado para os vídeo games. As adaptações nacionais e gambiarras criativas para pegar um público que não tinha representação popular, seja por causa dos impostos ou pelas barreiras do comércio internacional.

Isso, crianças, chama-se ficha de Flipper.

No princípio era a fotocópia, sem a fotocópia era adeus..

Sem internet, pelos idos de 1990, época em que uma segunda língua não era requisito básico para a vida, mas para o RPG e jogos de vídeo game era fundamental! Anos dos melhores cursos de inglês em casa!!

D&D e AD&D eram trazidos nas malas de quem conseguia ir aos EUA nas férias e em território nacional, era xerox pra tudo que era lado! Não havia mercado, não existia interesse (ainda) e a novidade foi difundida por meio de cópias. Em um país onde ninguém lia, sem internet, com uma telefonia bem cara e escassa, era uma verdadeira aventura encontrar pessoas que tinham livros com as regras dos jogos.

Lembro de pequenos livros de aventuras prontas, em português, onde você tomava decisões baseado em números que te levavam a uma nova página que revelava o que acontece após sua tomada de decisão e do meu primeiro jogo, onde fiz uma mulher com muito fôlego, carinhosamente apelidada de O Cavaleiro Dama. Tempos saudosos, onde futuramente o windows 3.11 seria instalado em vários disquetes copiados, época de fim da reserva de mercado.

A infância dos jogos no Brasil tiveram sua adolescência e maturidade, onde surgiu a lei protetoras de direitos autorais, e onde surge o advento do software livre, Sistema D20, OGL – Open Game License será que um poderia desbancar o outro e mais importante, haveria um sem o outro?

É a lei que me manda, ô comédia…


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*