Ideologia, geeks, nerds, filósofos e botequins

Ideologia, geeks, nerds, filósofos e botequins

Após um tempo off (eu já tava com saudade do meu quarto, rsrs), voltamos!

Retornam os filósofos ao pensamento, seja em um barzinho, em um blog ou em qualquer outra forma de mídia (agora o chique é falar mídia – seja lá o que isso for…).

Nossa comunicação e nosso pensamento segue de acordo com a filosofia e a ideologia que recebemos e escolhemos seguir.

Ideologia é o valor que cada grupo segue segundo a visão (do mesmo) sobre o que é certo ou errado, ela é inescapável, todo grupo tem suas regras seus sistemas e métodos, pode ser orgânica, quando definida por todo o grupo, as normas são discutidas por todos ou arbitrária, quando apenas parte do grupo regula o todo, impondo um formato aos restantes. dentro da ideologia temos:

Bom senso – quando o valor é testado e provado, baseado em análises, fundamentos científicos e pesquisas;

Senso comum – quando o valor é atribuído por tradição, afinal sempre foi assim, verdades sem fundamentos.

Alguns Geeks e Nerds de hoje são os novos filósofos, formadores de opinião, que seguem colocando ideologias em cheque, pensando, refletindo, discutindo e falando sobre assuntos nos formatos digitais mais variados (podcast, videocast, posts, etc) cada um defendendo a ideologia de seu grupo e divulgando aquilo que acredita como verdadeiro.

Lembro de sair com meu avô ou meu pai para o bar e enquanto tomava meu refrigerante eles discutiam fervorosamente opiniões políticas e sociais com seus amigos de botequim, falando sobre tudo que envolve a vida no mundo e que passava no jornal nacional, o mesmo acontece na igreja na escola e em todo ajuntamento de pessoas, a exposição de idéias…

A ideologia permeia a sociedade, e é encontrada em vários formatos, existe a homossexual, a heterossexual, a pansexual, a assexual, entre tantas outras, mas qual é a melhor?

Bom cada grupo define a sua ou precisa se adequar por “contrato de adesão” a uma já criada. Cada ideologia é tida pelos que a pregam como verdade absoluta, tenha sido testada ou não e até o grupo dominante é possuído pela ideologia.

Os melhores vendedores são os que usam e aprovam o produto que vendem, por acreditar naquele valor.

Hitler por exemplo só consegue convencer tanta gente a seguir seu sonho por acreditar que realmente estava fazendo a coisa certa (sim, sim, um homem doente que escreve ao fim de sua vida que esperava pelo menos poder livrar o planeta de um dos males que ele combatia – judeus, negros e etc) assim como vários grupos que se dizem religiosos mas só fazem a vontade do grupo. Se a ideologia pode ser tão nociva como podemos escapar dela?

Teste e comprovação!

No bar, na internet e nos grupos a ideologia “má” ou do senso comum só pode ser vencida se colocada a prova e é pra isso que servem os novos filósofos, pensar, falar, por a prova e comprovar.

A ideologia cria um formato de conduta que precisa constantemente ser colocado a prova e mudado caso não seja o mais correto, apesar disso os que possuem outra ideologia devem ser respeitados, desde que suas idéias não façam mal a outros…


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*