Ensaio sobre STEAMPUNK

Ensaio sobre STEAMPUNK

Estava eu, hoje, em meu cogumelo no meio da floresta, tomando chá de gnomo enquanto navegava calmamente pela doce internet. Lendo sobre muitos assuntos, acabei parando para ler sobre um dos meus favoritos, que me deu a idéia do que falar sobre no meu proximo tópico: Steampunk

Muitos Nerds conhecem esse termo, porem a grande maioria desconhece, então, cabe a mim, o Leprechaun , trazer uma luz sobre mais esse desconhecido tema. Na verdade, o que chamamos de steampunk, é um subgenero da ficção-cientifica, que devido sua natureza na cultura mais classica, abre muito espaço para a convivencia com a fantasia.

Vamos então explicar o que é esse tal Steampunk…


Cidade de Naves, França, 8 de fevereiro de 1828, sob a constealção de aquario nascia um dos maiores nomes da literatura mundial, Julio Verner. Este homem, com uma grande paixão pela aventura e ciencias, munido de estrondosa criatividade, se aventurou a escrever historias fantasticas com uma tecnologia super avançada para aquela época. Em pleno século IXX, a tecnologia a vapor conquistava os mais curiosos corações e mentes, aonde se poderia chegar com aquelas maravilhosas maquinas ? Para Verner, ao fundo do mar, centro da terra, lua, e outra infinidade de lugares. E assim, uma ficção cientifica a vapor foi nascendo.

Com o tempo surgiu o dominio sobre a eletrecidade, combustiveis fosseis, microchips e tudo mais, a mente humana curiosa e sedenta pelo saber acompanhou essas evoluções não apenas nas descobertas, como tambem na fantasia, em suas historias, livros e filmes. Porem, faltava algo, o charme classico do periodo vitoriano não se encaixa a essas novas tecnologias. Então, inspirados pelas obras de Julio Verner e outros escritores desse periodo, que chegavam com a tecnologia a vapor a locais que ela em si nunca chegou, novas mentes criadoreas criaram seus proprios mundos a vapor, com tecnologia que permitem coisas fantasticas como viagens no tempo e robôs gigantes, porem, tudo feito com emormes fornos, engrenagens e carvão, muito carvão.

Isso é o SteamPunk, uma tecnologia avançada, fantastica, a base de maquinas a vapor. O termo nasceu na decada de 80, sendo uma variante do cyberpunk, so que com o charme caracteristico da era Vitoriana. Mas foi tomando varios espaços alem do próprio contexto. Varios generos que se emsclaram muito bem ao Setampunk, mas nenhum foi tão bom nisso quanto a Fantasia Medieval e o Terror. No primeiro caso, vemos mundos totalmente medievais, mas com focos de tecnologia avançada em contrapartida a toda a magica existente. Ja no segundo caso, tambem bebendo na fonte da literatura classica, sendo que a maioria dos monstros mais tipicos do terror nasceram dos livros Vitorianos, como o Frankstein de Mary Shelley ou Dracula de Bram Stoker.

Steampunk Hoje em dia

O termo Steampunk foi criado nos anos 80, e cresceu muito a partir dai , e hoje ,tem muitos fãs pelo mundo todo, sendo tambem, muito utilizados em muita coisa da cultura pop, geek e nerd, vai aqui uma humilde lista de obras que ou são de steampunk, ou tem influencia, para poder ilustrar melhor.

  • The Rocketer:  HQ sobre um cabra que possui um jet-pack, e o usa contra o crime.
  • Chrono Crusade: Anime sobre um demonio que tenta reconstruir sua vida na nova york dos anos 20.
  • A Liga Extraordinaria: HQ memoravel de Alan Moore.
  • Reinos de Ferro: Cenario steampunk para D20 ( RPG )
  • Hellboy: Nem preciso comentar neh. XD
  • Sucker Punch: Filme que eu mesmo ja fiz um review aqui no quarto geek.
  • Planeta do Tesouro: Animação da famosa Disney.
  • Van Helsing: Filme de aventura e terror estrelado por Hugh Jackman.
  • Full Metal Alchemist: Famoso anime sobre alquimia.
  • E muitos outros…

Muita gente gosta de fazer cosplays e modificar objetos para o tema steampunk, aqui vai algumas imagens.

Agora que ja conhecem o estilo e ja visualizaram bastante, caiam dentro, e sintam o glamour do periodo classico mais nerd que existe !


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*