Conheça a história dos Samurais, principal referência do feudalismo japonês

Conheça a história dos Samurais, principal referência do feudalismo japonês

Samurai (significa em japonês: aquele que serve, guerreiro ou homem de armas) era o “soldado” do Japão, que duraram quase 8 séculos, tendo fim na era Meiji. Eram treinados desde pequenos para seguir o Bushido, ou caminho do guerreiro, um código de ética rígido, baseado na honra.

Samurai_Do_maru_armor_pieces

No começo coletavam impostos e eram servidores civis do império, depois receberam funções militares. No início da militarização qualquer cidadão podia ser Samurai, bastava aprender as artes marciais samurais (Kobudo), manter sua reputação e ter habilidade reconhecida por um senhor feudal que o contratasse. Na era do xogunato dos Tokugawa (1603), a classe dos samurais passou a ser uma casta e o título passava de pai para filho. Esperava-se dos guerreiros fidelidade, servidão, cultura básica, alfabetização, honra e ética. Os que conseguiram se tornar samurais ganhavam o privilégio de ter um sobrenome!! Caso sofresse algum tipo de desonra, faria o ritual da morte lenta e dolorosa chamado seppuku (ou harakiri), suicidando-se com a faca (tanto) ou com a espada pequena (wakizashi). Podia ser ajudado por um assistente, que em caso de descontrole na frente das testemunhas cortaria-lhe a cabeça, preservando a honra.

Para os samurais a vida era limitada, mas o nome e a honra duravam para sempre. A imagem pública e o nome dos ancestrais acima da própria vida. A morte era a forma de perpetuar o nome, ele não deveria hesitar ou titubear durante a batalha.

Armas

Por direito e por dever um par de espadas (daishô), composto de espada curta (wakizashi 40cm) e espada longa (katana 60cm); arco e flecha; bastões; lanças; foice e corrente (kusarigama) e jutte.

Artes Marciais

Refinar o espírito, autodisciplina e autocontrole através do Kobudo, que engloba as técnicas: Kenjutsu (combate com espadas), Iaijutsu (desembainhar espada), Naginatajutsu (luta com alabarda), Sojutsu (ou Yarijutsu luta com lança), entre outras que se modernizaram transformando-se em: Kendô, Iaidô, Judô e Jiu-Jitsu.

Outras Artes

Poesia, caligrafia, pintura, escultura, ikebana (arranjos florais), chanoyu (chá), zen-budismo.

Família – por sua ligação ao nome da família (clã) qualquer parente assassinado deveria ser vingado para que a honra fosse restaurada; As mulheres dos lutadores também sabiam lutar.

O Samurai mais famoso de todos os tempos foi Miyamoto Musashi (1584—1645), um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Edo (atual Tóquio) e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai. Tem um mangá baseado na história, chamado Vagabond.

Imagens do mangá Vagabond, personagem de Miyamoto Musashi

VagabondP

KO_Scans_Vagabond_c207_002_003

miyamoto

Ronin (significa literalmene: homem-onda) seria um samurai sem clã, lorde, emprego, daimyo, que largara a honra ou não fez o seppuku.

No final do feudalismo o exército imperial substituiu os samurais, sem ter a quem servir, lutaram contra o império e os que sobreviveram se degradaram tornando-se bandoleiros ou mendigos

Período Edo – 1688 Genroku – A história real dos 47 ronin, samurais que depois de terem seu líder, Lorde Asano, morto por causa de um ataque a Kira dentro do palácio do shogun, combinam uma forma de vingança permanecendo muito tempo no ostracismo, até que pudessem passar despercebidos e concluir a trama. História foi retratada no filme 47 Ronin – A Grande Batalha Samurai de 2013, incluindo misticismo japonês e tendo Keanu Reeves (Neo de Matrix) como ator principal instruído por demônios.

Kaze sasou Hanayorimonao Waremomata Harunonagoriwo Ikanitokasen – As flores que caem não querem partir, mais frustrado do que as flores, o que devo fazer?

– Lorde Asano.

47-ronin-posters-featured

Japão Moderno – 1868 Meiji – Era em que se passa o mangá e o Live Action Samurai X – A história do período onde a classe dos samurais foi abolida, o exército passou a usar armas de fogo, samurais revoltosos matam civis e enfrentam o império com suas artes sobrenaturais. Kenshin Himura é o personagem fictício principal, chamado retalhador, que fez a promessa de não matar novamente, para isso, carrega uma espada com o fio do lado contrário.

Samurai X, anime e filme

Kenshin-Samurai X  Rurouni Kenshin qg

Samurai-X-Live-Action-615x300


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*