[Coluna Geekraft] Aprenda a fazer uma camiseta do Capitão América estilo Tie Dye

[Coluna Geekraft] Aprenda a fazer uma camiseta do Capitão América estilo Tie Dye

Nessas últimas semanas não se fala em outra coisa além do novo filme dos Vingadores. E para homenagear os fãs dos Avengers, a designer Lauri Eaton fez este trabalho super incrível pra vocês.geekraft-capitao-america-11Fiz uma adaptação com produtos nacionais bem fáceis de serem encontrados em diversas lojas pelo Brasil. Aparentemente parece difícil faze-la, mas acompanhe as imagens do processo e corre pra comprar o material para fazer a sua ou pra dar de presente.

Esta técnica pode ser usada em qualquer tipo de camiseta (babylook, regata etc) com tecido de algodão, desde que ela seja toda branca.

Você vai precisar de:
  • Tinta pra tecido nas cores vermelho, azul e branca
  • Barbante
  • Papel manteiga
  • Camisa de algodão branca
  • Toalha plástica ou saco de lixo para forrar
  • Embalagem plástica transparente para embrulhar
  • Tesoura
  • 2 Embalagens vazias e limpas para misturar e aplicar as tintas (aquelas parecidas com os recipientes que colocam maionese e catchup)
  • Álcool líquido
  • Luvas
  • Borrifador
  • Pincel

itens-camiseta-capitao-america

Preparação:

  • O ato de tingir tecidos sempre resulta em um pouco de sujeira. Para evitar manchas e outros acidentes com tintas, cubra a área de trabalho com plástico (como um pano de mesa de plástico ou sacos de lixo)
  • Confira se todo o material necessário está reunido. Assim você não precisa sair por aí de luvas ou pingando tinta atrás de itens que estejam faltando.
  • Não se esqueça de deixar papel-toalha ou panos velhos à mão para limpar eventuais acidentes com tinta

Mão na massa:

– Faça uma mistura de água e álcool (na mesma proporção) e use um borrifador para umedecer a camisa toda (dos dois lados). Além de ajudar a criar os formatos, vai ajudar no processo de fixação da tinta na camiseta.

– Estenda a camiseta na mesa e veja o ponto central dela (se for preciso utilize régua)

– Puxe a parte central para cima e deixe a como na imagem abaixo:

geekraft-capitao-america-4

– Faça a amarração bem firme com barbante respeitando o espaçamento como na figura abaixo:

geekraft-capitao-america-5

– Hora de diluir as tintas. Usei um copinho plástico para misturar as tintas com o álcool, antes de passá-las para o recipiente de aplicação. A proporção usada é de para cada potinho de tinta, um potinho de álcool (use o próprio potinho da tinta para medir o álcool).

– Depois de diluídas, passe as tintas para o recipiente recomendado, previamente limpo e seco. Misture bem as tintas agitando o recipiente antes do uso, assim evita bolinhas de tintas não diluídas.

– Comece a aplicar a tinta em cada uma das áreas, respeitando a ordem das cores, deixando a do meio sem pintar (como na imagem abaixo). Cuidado para não misturar muito as cores, vá aplicando aos poucos, virando e aplicando em todos os lados:

geekraft-capitao-america-6

– Envolva a camiseta com uma embalagem plástica transparente (com cuidado) e deixe descansar de 2 a 3 dias em lugar fresco e arejado.

geekraft-capitao-america-7

– Após passado o tempo de descanso mergulhe a camiseta em um balde de água (ainda com as amarrações) em temperatura ambiente para retirar o excesso de tinta, corte os barbantes e abra a camiseta devagar, estendendo-a aberta no varal durante um dia.

– Depois de completamente seca, estenda a camiseta em uma área lisa para fazermos o toque final da estrela no centro.

– Corte o papel manteiga no formato da estrela, medindo o tamanho proporcional que ficou o círculo no centro da sua camiseta

geekraft-capitao-america-8

– Você pode colar com durex o papel na camiseta para que ele fique bem firme na hora de pintar

– Não é necessário diluir a tinta branca, pinte a estrela com cuidado preenchendo todo o espaço, como na imagem abaixo. Deixe descansar por meia hora e retira o papel manteiga

geekraft-capitao-america-9

– Deixe secar por 1 dia em lugar fresco e arejado e após o descanso a camiseta deve ser lavada normalmente, pode ser a mão ou na máquina (sozinha). Estenda e espere secar.

geekraft-capitao-america-10

Pronto!

Fonte: I Love to Create Blog

Tradução e Adaptação: Blog Quarto Geek


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*