[Coluna Geek Curioso] Astrônomos descobrem planeta de diamante duas vezes maior do que a Terra

[Coluna Geek Curioso] Astrônomos descobrem planeta de diamante duas vezes maior do que a Terra

Orbitando uma estrela que é visível a olho nu, astrônomos descobriram um planeta duas vezes o tamanho do nosso feito em grande parte de diamante.

Chamado  de ’55 Cancri e’, o planeta fica na constelação de Câncer, a 41 anos-luz da Terra. Um planeta com a superfície coberta por grafite e diamante.

Planetas-diamante já foram vistos antes, mas esta é a primeira vez que um foi localizado orbitando em torno de uma estrela parecida com o Sol e estudado em tantos detalhes. O astrônomo David Spergel, da Universidade de Princeton, explica: Os planetas são muito mais complexos, esta “super-Terra cheia de diamantes” é provavelmente apenas um exemplo dos ricos conjuntos de descobertas que nos esperam, à medida que começamos a explorar planetas em torno de estrelas próximas.

O 55 Cancri está mais próximo de seu astro do que Mercúrio está para o Sol. Ele se move tão rápido que enquanto a Terra precisa de 365 dias para dar uma volta completa em torno do Sol, o Cancri precisa apenas de 18 horas.  Sua temperatura chega a 1,648 graus Celsius, isso significa que se fossemos transportados pra lá em busca de alguns diamantes ficariamos tostados em alguns segundos.

Na concepção artística abaixo, essa “superterra” rochosa aparece em azul orbitando o sol, à esquerda.

Ilustração divulgada em maio pela Nasa mostra o planeta 55 Cancri, à direita, em azul, bem mais perto de sua estrela principal do que Mercúrio, o 1º planeta do Sistema Solar, está do Sol (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

O 55 Cancri foi observado pela primeira vez no ano passado, pelo telescópio espacial Spitzer, da NASA, que descobriu que esse corpo celeste emite luz. Em 2005, o Spitzer se tornou o primeiro telescópio a detectar a luz de um planeta fora do nosso Sistema Solar.


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*