As dez mais legais criaturas mitológicas do universo nerd.

As dez mais legais criaturas mitológicas do universo nerd.

[sg_popup id=”1″ event=”onload”][/sg_popup]Salve salve nerdaiada desse mundo mágico e místico, venho ate vos novamente com mais uma divertida lista, desta vez trago uma lista com as criaturas fantastucas e mitológicas mais marcantes que ja passearam em nosso filmes, livros, videogames e RPGs favoritos, Vamos la então  ! o/

10-MEDUSA


Origem: Mitologia grega

Algumas aparições: Catlevania, RPGs & God of War

A Medusa é a famosa mulher com serpentes no lugar de suas madeixas, olhos que petrificam com um simples olhar, pele cobertas de escamas douradas e  possuem dentes mais afiados do que de um tigre, assim como as outras duas gorgonas, suas adoráveis irmãzinhas. Porem, a aparência dessa singela moça nem sempre foi tão carregada de elementos assustadores, ela e suas irmãs ja foram muito , muito belas, com cabelos que davam inveja a qualquer um, inclusive a deusa da sabedoria, Athena, que em um pití de níveis olímpicos, ficou sem chão ao ver que as Gorgonas eram tão belas quanto ela, e as deu essa aparência tão famosa que nos todos amamos. Porem a maldade de um pica-pau que existe no coração dessas monstrinhas já vinham de antes da transformação.

Quem já se deparou com uma medusa ( ou com a cabeça dela ) em algum jogo de videogame sabe o quanto pode ser irritante virar pedra e na maioria dos casos ter q ficar apertando loucamente o direcional pra sair do efeito.

9-ONI


Origem: Mitologia Japonesa

Algumas Aparições: Inúmeros jogos e animes, yu yu hakusho e Onimusha são grandes exemplos.

Onis são equivalentes aos ogros das lendas européias, eles geralmente são muito grandes e fortes, usando um tanguinha de oncinha e empunhando uma clava com todo o tamanho do mundo. Possuem chifres, e as vezes cara de alguns animais, sendo na maior parte das vezes cara de indivíduos muito feios mesmo. Eles habitam o inferno das lendas japonesas, aonde ganham a vida torturando pessoas, ou podem ficar andando pelo nosso mundo mesmo pra importunar inocentes. Aquelas mascaras feias japonesas representam Onis também.

8-GOLEM


Origem: Mitologia Judaica

Algumas Aparições: RPGs e video-games.

Bem, conforme a bíblia papai do céu criou o homem do barro, e os antigos judeus tentaram fazer igual, criaram um boneco de tamanho humano de argila, e escreveram em sua testa a palavra Emet ( verdade em hebraico ) assim dando vida a criatura, que era considerada apenas uma sombra da real criação de Deus, sendo que só os mais santos homens podiam criar um golem, era uma criatura feita para fins benignos.

Claro que fora da mitologia, dentro dos jogos e RPGs, o golem se tornou qualquer criatura feita de algum material sintético ( ou nem tão sintético assim ) e animado atraves de magia ou por outro tipo de poder superior, existindo então o golem de pedra ( que se tornou mais icônico do que o de argila ), o golem de madeira, o golem de metal, o golem de ossos, o golem de carne, o golem de ouro, e por ai vai…

7-GRIFO


Origem: Mitologia Babilonica

Algumas Aparições: RPGs, Narnia, Heráldicas, muito comum no gênero fantasia medieval.

A criatura possui corpo de leão, cabeça e asas de águia( as vezes as patas também ). É extremamente comum em cenários de fantasia, curiosamente ligado a realeza e nobreza, provavelmente por ser o leão considerado rei dos animais e a águia rainha das aves, é tão associado a nobreza que é comumente encontrado em brasões de famílias e lugares. Geralmente aparece como montaria de personagens importantes, e é raramente descrito como inimigo.

Sempre foi associado a virtudes, ou como guardador de tesouros, ou como pertencente ao reinos dos céus e da terra ( divino e mundano ). Também era usado como símbolo de fidelidade em casamentos cristões, pois segundos antigos autores, o grifo era monogâmico, se este perdesse sua companhia morreria solitário.

6-ORC


Origem: Mitologia Germânica

Algumas Aparições: RPGs, literatura de Tolkien e WOW.

Como é do conhecimento de muitos nerds, os orcs são criaturas monstruosas com tonalidade entre verde-musgo e marrom-fezes, apesar de terem algumas características marcantes, como dentes salientes, olhos amarelados e cabelos ralos, os orcs possuem uma grande diversidade de aparência entre seus indivíduos. Nos contos medievais são realçadas sua monstruosidade e força, alem de sua incrível perversidade, maldade essa que acompanhou a fama desta raça em quase todas as suas aparições.

Nas mídias em que aparecem são descritos como um povo selvagem mas com uma incrível disciplina militar, tendo um líder a quem seguem fielmente, geralmente algum vilão que comprou a lealdade das criaturas, ou ate mesmo um orc general ou shaman a qual toda a tribo respeita.

5-SÚCUBO


Origem: Mitologia Cristã

Algumas Aparições: Castlevania, Darkstalkers e RPGs.

Súcubos são demônios que tem o poder de interferir nos sonhos dos homens, entrando neles e os seduzindo para que copulem com elas, assim elas se alimentam da energia sexual desses pobres homens, muitas vezes seus alvos eram homens do clero, a quem conseguiam prazer em dobro, roubando a energia sexual deles, e também por perverter homens de Deus.

São descritas como mulheres gostosas bagarai muito formosas, com belas curvas e portadoras de uma beleza estonteante, tanta esta beleza que faz os homens se apaixonarem e pensarem nelas mesmo despertos de seus “macabros” sonhos. Provavelmente a lenda nasceu com casos de polução noturna na idade média, que sem explicação, já era jogada a culpa dessas pobres demônias.

As vezes são descritas como tendo chifres, asas de morcego, caudas pontiagudas e essas coisas do look inferninho.

4-LOBISOMEM


Origem:Mitologia Grega

Algumas Aparições: RPGs, filmes, livros e games.

Quando Licaão, rei de Arcádia, tentou dar uma de maroto e servir carne de um bebe Árcade(Não é árcade de fliperama , e sim de nascido em Arcádia.) Zeus ficou irado com a ousadia do homem, o transformando em lobo, ai nasceu o primeiro licantropo, cá entre nos conhecido pelo apelido carinhoso de lobisomem.

Como todos sabem, o lobisomem é um ser meio homem meio lobo,variando no quão lobo ele é, algumas mídias mostra um homem peludo apenas com feições e presas caninas, noutras a cabeça inteira é de um lobo, já em alguns casos, o homem anda mais encurvado, possuindo varias partes lupinas em seu corpo.

A lenda do lobisomem se tornou tão popular que ate aqui em terras tupiniquins ela se tornou comum, na maior parte do mundo, o lobisomem é um sujeito normal, pagador de impostos assim como eu e você ( mentira, eu sonego impostos ) que quando vê a lua cheia brilhando no céu, se transforma no bichinho catito que todos amamos.

3-FADA


Origem: Mitologia Celta

Algumas Aparições: RPGs, games, livros e filmes, The Legendo f Zelda é um bom exemplo.

Do latim fatum, que significa destino, as fadas são seres mágicos e misteriosos, que são representadas em todos os casos que eu me lembre pelo menos como mulheres, as vezes de tamanho normal, as vezes de tamanho diminuto, tendo asas de libélula ou borboleta como diferencial. Podem apresentar um comportamento formal e benevolente, ou mais arisco e infantil, podendo mudar sua forma e serem vistas apenas para alguns poucos seletos, muitas vezes esses seletos são crianças, pessoas de nobre coração ou dorgados.

Muito abundantes na cultura medieval, como por exemplo nas historias do Rei Artur, tiveram impacto nas mídias tradicionais, seja no meio nerd ou com menininhas que querem coisas meigas e fofas cheias de açúcar, e tem sua participação ate n esoterismo moderno, aonde muitas pessoas acreditam nelas.

2-VAMPIRO


Origem: Desconhecida

Algumas Aparições: Filmes,livros e jogos tem tantos vampiros desfilando que chega a ser ridículo.

Vampiro é a classificação dada a qualquer criatura que se alimenta da essência vital de criaturas vivas, na maior parte dos casos o sangue é a escolha. Apesar de termos aquela imagem de vampiro como um morto-vivo que não pode entrar em contato com a luz e se transforma em morcego, existem muitas outras representações dessa criatura ( sim, algumas muito gays ), eles são criaturas populares des do folclore chinês ate o asteca.

Mesmo no folclore europeu, aonde tem o vampiro “clássico”, a aparência e essência desses infelizes varia bastante, desde galanteadores donos de castelos, a criaturas sedentas e estúpidas com o corpo todo em decomposição, foi em 1819, com o livro The Vampyre, que o arquétipo do vampiro carismático e sofisticado ganhou forças, depois com o famoso Dracula de Bram Stoker, que os vampiros entraram pra cultura mundial de força grandiosa.

1-DRAGÃO


Origem:Desconhecida

Algumas Aparições: Praticamente todas as mídias geeks e nerds.

Lagarto Gigante cuspidor de fogo e geralmente alado, essa é a típica imagem de dragão que nos vem a cabeça, e esta certa, na maioria das mitologias em que ele aparece, são representados assim, ou como serpentes gigantes. Em cada cultura em que aparece, o dragão tem um impacto diferente, desde seres sábios e divinos, com corpos cumpridos e caras engraçadas como no oriente, ate feras malignas e destruidoras com o Q.I. de uma lagartixa, não importa como são representados, o que importa é que os dragões tem um carisma tremendo, que fazem deles a criatura  fantástica mais legal de todas.

Acreditam-se que os dragões sejam os seres mitológicos de presença mais antiga no imaginário humano que se tem relatos, provavelmente nasceram quando os antigos viam esqueletos de animais grandes ou ate mesmo de dinossauros e deixavam o medo e a imaginação trabalhar nisso. Viraram símbolo de poder  e obstáculo, sendo muito representado como desafio final de grandes heróis e deuses em lendas antigas. Também era comum a associação de dragões com grandes eventos, como a criação do mundo ou forças da natureza.

Hoje em dia, esses repteis malucos sustentam a fantasia medieval, são extremamente usado em jogos de vídeo-game e RPG ( quem nunca jogou algum game aonde tinha um chefão dragão. ), também aparecem bastante em filmes e livros. Os dragões  representam força e liberdade, poder e grandeza, , por isso são tão populares entre as novas gerações.

**BONUS**– LEPRECHAUN


So coloquei esse pra que parem de me perguntar o que é um Leprechaun, será que nunca viram desenhos animados oras ?! ù.ú

O Leprechaun é um duende do folclore irlandês, eles possuem conhecimento sobre vários tesouros escondidos, que só revelam aonde esta caso sejam vencidos em alguma disputa, ou capturados. Costumam pregar peças em pessoas que tentam contatá-los, mas se vem que a pessoa é boa, as tratam bem.Se vestem de maneira antiga, com roupas verdes, um chapéu e um par de sapatos tradicional.

Mitos e Lendas: Parte 1, Parte 2, Parte 3.

 

Salvar


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*