[sg_popup id=”1″ event=”onload”][/sg_popup]Salve salve nerdaiada desse mundo mágico e místico, venho ate vos novamente com mais uma divertida lista, desta vez trago uma lista com as criaturas fantastucas e mitológicas mais marcantes que ja passearam em nosso filmes, livros, videogames e RPGs favoritos, Vamos la então ! o/
10-MEDUSA
Origem: Mitologia grega
Disciplina e Foco! O Mago é Implacável! Honra e Justiça!Caneca Monge RPG
Caneca Mago RPG
Caneca Clérigo RPG
Algumas aparições: Catlevania, RPGs & God of War
A Medusa é a famosa mulher com serpentes no lugar de suas madeixas, olhos que petrificam com um simples olhar, pele cobertas de escamas douradas e possuem dentes mais afiados do que de um tigre, assim como as outras duas gorgonas, suas adoráveis irmãzinhas. Porem, a aparência dessa singela moça nem sempre foi tão carregada de elementos assustadores, ela e suas irmãs ja foram muito , muito belas, com cabelos que davam inveja a qualquer um, inclusive a deusa da sabedoria, Athena, que em um pití de níveis olímpicos, ficou sem chão ao ver que as Gorgonas eram tão belas quanto ela, e as deu essa aparência tão famosa que nos todos amamos. Porem a maldade de um pica-pau que existe no coração dessas monstrinhas já vinham de antes da transformação.
Quem já se deparou com uma medusa ( ou com a cabeça dela ) em algum jogo de videogame sabe o quanto pode ser irritante virar pedra e na maioria dos casos ter q ficar apertando loucamente o direcional pra sair do efeito.
9-ONI
Origem: Mitologia Japonesa
Algumas Aparições: Inúmeros jogos e animes, yu yu hakusho e Onimusha são grandes exemplos.
Onis são equivalentes aos ogros das lendas européias, eles geralmente são muito grandes e fortes, usando um tanguinha de oncinha e empunhando uma clava com todo o tamanho do mundo. Possuem chifres, e as vezes cara de alguns animais, sendo na maior parte das vezes cara de indivíduos muito feios mesmo. Eles habitam o inferno das lendas japonesas, aonde ganham a vida torturando pessoas, ou podem ficar andando pelo nosso mundo mesmo pra importunar inocentes. Aquelas mascaras feias japonesas representam Onis também.
8-GOLEM
Origem: Mitologia Judaica
Algumas Aparições: RPGs e video-games.
Bem, conforme a bíblia papai do céu criou o homem do barro, e os antigos judeus tentaram fazer igual, criaram um boneco de tamanho humano de argila, e escreveram em sua testa a palavra Emet ( verdade em hebraico ) assim dando vida a criatura, que era considerada apenas uma sombra da real criação de Deus, sendo que só os mais santos homens podiam criar um golem, era uma criatura feita para fins benignos.
Claro que fora da mitologia, dentro dos jogos e RPGs, o golem se tornou qualquer criatura feita de algum material sintético ( ou nem tão sintético assim ) e animado atraves de magia ou por outro tipo de poder superior, existindo então o golem de pedra ( que se tornou mais icônico do que o de argila ), o golem de madeira, o golem de metal, o golem de ossos, o golem de carne, o golem de ouro, e por ai vai…
7-GRIFO
Origem: Mitologia Babilonica
Algumas Aparições: RPGs, Narnia, Heráldicas, muito comum no gênero fantasia medieval.
A criatura possui corpo de leão, cabeça e asas de águia( as vezes as patas também ). É extremamente comum em cenários de fantasia, curiosamente ligado a realeza e nobreza, provavelmente por ser o leão considerado rei dos animais e a águia rainha das aves, é tão associado a nobreza que é comumente encontrado em brasões de famílias e lugares. Geralmente aparece como montaria de personagens importantes, e é raramente descrito como inimigo.
Sempre foi associado a virtudes, ou como guardador de tesouros, ou como pertencente ao reinos dos céus e da terra ( divino e mundano ). Também era usado como símbolo de fidelidade em casamentos cristões, pois segundos antigos autores, o grifo era monogâmico, se este perdesse sua companhia morreria solitário.
6-ORC
Origem: Mitologia Germânica
Algumas Aparições: RPGs, literatura de Tolkien e WOW.
Como é do conhecimento de muitos nerds, os orcs são criaturas monstruosas com tonalidade entre verde-musgo e marrom-fezes, apesar de terem algumas características marcantes, como dentes salientes, olhos amarelados e cabelos ralos, os orcs possuem uma grande diversidade de aparência entre seus indivíduos. Nos contos medievais são realçadas sua monstruosidade e força, alem de sua incrível perversidade, maldade essa que acompanhou a fama desta raça em quase todas as suas aparições.
Nas mídias em que aparecem são descritos como um povo selvagem mas com uma incrível disciplina militar, tendo um líder a quem seguem fielmente, geralmente algum vilão que comprou a lealdade das criaturas, ou ate mesmo um orc general ou shaman a qual toda a tribo respeita.
5-SÚCUBO
Origem: Mitologia Cristã
Algumas Aparições: Castlevania, Darkstalkers e RPGs.
Súcubos são demônios que tem o poder de interferir nos sonhos dos homens, entrando neles e os seduzindo para que copulem com elas, assim elas se alimentam da energia sexual desses pobres homens, muitas vezes seus alvos eram homens do clero, a quem conseguiam prazer em dobro, roubando a energia sexual deles, e também por perverter homens de Deus.
São descritas como mulheres gostosas bagarai muito formosas, com belas curvas e portadoras de uma beleza estonteante, tanta esta beleza que faz os homens se apaixonarem e pensarem nelas mesmo despertos de seus “macabros” sonhos. Provavelmente a lenda nasceu com casos de polução noturna na idade média, que sem explicação, já era jogada a culpa dessas pobres demônias.
As vezes são descritas como tendo chifres, asas de morcego, caudas pontiagudas e essas coisas do look inferninho.
4-LOBISOMEM
Origem:Mitologia Grega
Algumas Aparições: RPGs, filmes, livros e games.
Quando Licaão, rei de Arcádia, tentou dar uma de maroto e servir carne de um bebe Árcade(Não é árcade de fliperama , e sim de nascido em Arcádia.) Zeus ficou irado com a ousadia do homem, o transformando em lobo, ai nasceu o primeiro licantropo, cá entre nos conhecido pelo apelido carinhoso de lobisomem.
Como todos sabem, o lobisomem é um ser meio homem meio lobo,variando no quão lobo ele é, algumas mídias mostra um homem peludo apenas com feições e presas caninas, noutras a cabeça inteira é de um lobo, já em alguns casos, o homem anda mais encurvado, possuindo varias partes lupinas em seu corpo.
A lenda do lobisomem se tornou tão popular que ate aqui em terras tupiniquins ela se tornou comum, na maior parte do mundo, o lobisomem é um sujeito normal, pagador de impostos assim como eu e você ( mentira, eu sonego impostos ) que quando vê a lua cheia brilhando no céu, se transforma no bichinho catito que todos amamos.
3-FADA
Origem: Mitologia Celta
Algumas Aparições: RPGs, games, livros e filmes, The Legendo f Zelda é um bom exemplo.
Do latim fatum, que significa destino, as fadas são seres mágicos e misteriosos, que são representadas em todos os casos que eu me lembre pelo menos como mulheres, as vezes de tamanho normal, as vezes de tamanho diminuto, tendo asas de libélula ou borboleta como diferencial. Podem apresentar um comportamento formal e benevolente, ou mais arisco e infantil, podendo mudar sua forma e serem vistas apenas para alguns poucos seletos, muitas vezes esses seletos são crianças, pessoas de nobre coração ou dorgados.
Muito abundantes na cultura medieval, como por exemplo nas historias do Rei Artur, tiveram impacto nas mídias tradicionais, seja no meio nerd ou com menininhas que querem coisas meigas e fofas cheias de açúcar, e tem sua participação ate n esoterismo moderno, aonde muitas pessoas acreditam nelas.
2-VAMPIRO
Origem: Desconhecida
Algumas Aparições: Filmes,livros e jogos tem tantos vampiros desfilando que chega a ser ridículo.
Vampiro é a classificação dada a qualquer criatura que se alimenta da essência vital de criaturas vivas, na maior parte dos casos o sangue é a escolha. Apesar de termos aquela imagem de vampiro como um morto-vivo que não pode entrar em contato com a luz e se transforma em morcego, existem muitas outras representações dessa criatura ( sim, algumas muito gays ), eles são criaturas populares des do folclore chinês ate o asteca.
Mesmo no folclore europeu, aonde tem o vampiro “clássico”, a aparência e essência desses infelizes varia bastante, desde galanteadores donos de castelos, a criaturas sedentas e estúpidas com o corpo todo em decomposição, foi em 1819, com o livro The Vampyre, que o arquétipo do vampiro carismático e sofisticado ganhou forças, depois com o famoso Dracula de Bram Stoker, que os vampiros entraram pra cultura mundial de força grandiosa.
1-DRAGÃO
Origem:Desconhecida
Algumas Aparições: Praticamente todas as mídias geeks e nerds.
Lagarto Gigante cuspidor de fogo e geralmente alado, essa é a típica imagem de dragão que nos vem a cabeça, e esta certa, na maioria das mitologias em que ele aparece, são representados assim, ou como serpentes gigantes. Em cada cultura em que aparece, o dragão tem um impacto diferente, desde seres sábios e divinos, com corpos cumpridos e caras engraçadas como no oriente, ate feras malignas e destruidoras com o Q.I. de uma lagartixa, não importa como são representados, o que importa é que os dragões tem um carisma tremendo, que fazem deles a criatura fantástica mais legal de todas.
Acreditam-se que os dragões sejam os seres mitológicos de presença mais antiga no imaginário humano que se tem relatos, provavelmente nasceram quando os antigos viam esqueletos de animais grandes ou ate mesmo de dinossauros e deixavam o medo e a imaginação trabalhar nisso. Viraram símbolo de poder e obstáculo, sendo muito representado como desafio final de grandes heróis e deuses em lendas antigas. Também era comum a associação de dragões com grandes eventos, como a criação do mundo ou forças da natureza.
Hoje em dia, esses repteis malucos sustentam a fantasia medieval, são extremamente usado em jogos de vídeo-game e RPG ( quem nunca jogou algum game aonde tinha um chefão dragão. ), também aparecem bastante em filmes e livros. Os dragões representam força e liberdade, poder e grandeza, , por isso são tão populares entre as novas gerações.
**BONUS**– LEPRECHAUN
So coloquei esse pra que parem de me perguntar o que é um Leprechaun, será que nunca viram desenhos animados oras ?! ù.ú
O Leprechaun é um duende do folclore irlandês, eles possuem conhecimento sobre vários tesouros escondidos, que só revelam aonde esta caso sejam vencidos em alguma disputa, ou capturados. Costumam pregar peças em pessoas que tentam contatá-los, mas se vem que a pessoa é boa, as tratam bem.Se vestem de maneira antiga, com roupas verdes, um chapéu e um par de sapatos tradicional.
Mitos e Lendas: Parte 1, Parte 2, Parte 3.
Caneca Monge RPG
Disciplina e Foco!
42.00 $45.90 $Caneca Mago RPG
O Mago é Implacável!
42.00 $45.90 $Caneca Clérigo RPG
Honra e Justiça!
42.00 $45.90 $
Caneca Monge RPG
Disciplina e Foco!
42.00 $45.90 $Caneca Mago RPG
O Mago é Implacável!
42.00 $45.90 $Caneca Clérigo RPG
Honra e Justiça!
42.00 $45.90 $
Salvar
Novidades da nossa loja virtual...
Caneca Existe um Impostor entre nós Azul
Existe um Impostor entre nós!
R$ 42.00 R$ 45.90Quadro Stellar c/ moldura e vidro
Quadro no tamanho 33x23cm, pra sua decoração nerd.
R$ 45.90 R$ 47.40Quadro Dark Night c/ moldura e vidro
Quadro no tamanho 33x23cm, pra sua decoração nerd.
R$ 45.90 R$ 47.40
confesso, dos que vc citou, só a súcubbo, o leprechaun e o lobisomen não aparecem no meu livro “o baronato de shoah”.. de resto, tão todos lá…
otimo post!
GOLEM tem em Megamen I
Muito obrigado =D
Um livro com uma variedade de monstros assim deve ser no minimo interessante. Ja ouvi falar desse livro em algum outro blog uma vez, é steampunk, certo ?
isso isso isso XD
Haha, concordo plenamente com o dragão em primeiro, mais clássico e fascinante impossível xD
Eu pessoalmente teria de fazer uma lista maior, pois iria querer incluir fênix e metamorfos em geral. =]
~ ~ ~ ~
Posso só fazer um comentário pequenino e chato? =P
O texto está bem legal, fluído e divertido, mas todas as vezes que vc escreveu “desde”, você grafou “dês de”, o que é incorreto até onde eu sei…
(Desculpe-me mesmo pela mania de correção. É que com alguns detalhes eu simplesmente não consigo me controlar.. Também, eu acho que as vezes é legal corrigir para ajudar os blogueiros a fazerem textos com cada vez mais qualidade =])
Sim, eu ia fazer uma maior, mas achei melhor deixar pra fazer uma segunda caso essa faça sucesso.
E quanto a critica , agradeço por avisar, acho que fico desligado e deixo o word corrigir como ele quer algumas coisas, vlw por avisar! =D
Ótimo post.
Muitos dizem que o mito do dragão é originário da China. Mas ele aparece em tanto lugar, fica difícil precisar onde.
Abraço!
Nunca imaginei que iam colocar os leprechaun, conheci eles lendo Harry Potter e o Cálice de Fogo.
ZUMBIIIS!!?????
o dragao é da mitologia celta
Dragões e vampiros também pertencem a mitologia grega…
Uma correção sobre a Medusa:
As sociedades gregas antigas eram machistas, o papel da mulher era uma porcaria, algumas vezes até como uma maldição. Na mitologia, Poseidon queria “comer” a medusa (que era muito bela), mas ela nao queria…entao ele foi e a estuprou…atena quando soube ficou enfezada e amaldiçoou medusa, deixando-a velha, feia, com cabelo de cobra, etc.
dragões e vampiros não são gregos, pois sou um vampirólogo e conheço muito sobre dragões
pow muito massa!!
eu rir do fadas podem ser vistas por drogados kkkkkkkkkkkkkk’
Eles não são exclusivamente da Mitologia Celta, podem aparecer, mas aparecem em outras muitas culturas, chinesa, cristã… Todo mundo via um fóssil e falava que era um dragão (Ou eles realmente existiram 🙂 )
Na verdade, Poseidon e a Medusa “brincaram” no templo de Atena, foi por isso que ela se envolveu
aew quem ja jogou mu ja viu quase tudo isso ai =D
E os minotauros? Aparecem em quase todo RPG.
O dragão eu não posso dizer com certeza absoluta, mas quase certeza de que foram as sagas nórdicas que popularizaram o mito do dragão no ocidente. Porém, a origem, acho que é judaica PORQUE o Antigo Testamento da Bíblia cita o dragão, referindo-se ao kpta, e sabemos que os povos semíticos são dos mais antigos, beirando a época do Egito Antigo. Já os vampiros tem origem na Idade Média. Numa ilha veneziana (Itália) havia um “hospital de quarentena”. Em 1576 houve uma epidemia de peste (que eram meio comuns nessa época). Muitas pessoas infectadas foram confinadas neste lugar e algumas nem saíram mais. As autoridades cosntruiram uma “cidade provisória” de uma lado e do outro um cemitério enorme. Os mortos foram enterrados nesse cemitério de qualquer jeito: a maioria tinha sido jogada em fossas cobertos com simples mortalhas (“panos”). Numa escavação arqueológica recente, encontraram nesse cemitério uma mulher adulta com um tijolo enfiado na boca. O termo vampirismo surgiu no século XVIII , mas havia o termo “mastigador” no fim da Idade Média (do latim: manducator) para designar um morto que começava a mastigar no fundo do túmulo. Esse fenômeno foi testemunhado na Polônia no século XIV (nossa! vampiros tem origem polonesa!? quem diria…) e aí se propagou pela Europa Central, principalmente pelos Balcãs. Naquela época havia dois inquisidores (católicos!) que inclusive escreveram o livro de exorcismo Martelo das Bruxas (Maleus Maleficarum) em 1486, e nesse livro eles citam uma história (talvez a primeira narrativa sbre o gênero “vampiros” que eu particularmente odeio [pelo mesnos essas cversões super-romanceadas em que o vampiro se torna fadinha]) . Eles relataram o boato que corria sobre uma mulher morta e enterrada que comia aos poucos a mortalha que a envolvia e que a epidemia de peste não acabaria enquanto ela não comesse tudo a mortalha. Daí muitos relatos circularam pela Europa central até o século XIX (Drácula é dessa época). Sempre os acasos era a mesma coisa: alguem ia no cemitério, ouvia um barulho de mastigação que nem porco faz, e os parentes do defunto morriam um após ooutro. Daí eles abriam o túmulo e encontravam o corpo em perfeito estado, com o sangue vermelho e com a mortalha toda mastigada. O povo começou a buscar um explicação racional: podia se tratar de pessoas enterradas vivas que acordavam de repente e e tentavam se livrar da mortalaha com unhas e dentes; ou então a seiva de decomposição (baba podre) que escorre do nariz e da boca do morto, poderia corroer tecidos finos. MAs povo tinha medo por causa do negócio da epidemia então eles “matavam” o morto de novo (cortando a cabeça com uma adaga, fincando uma estaca no peito ou queimando). No século XVIII essas exumações foram tão frequentes principalmente na Austria e na Hungria (Império Austro-Hungaro) que a Rainha Maria Teresa deu um “forbidden way” e proibiu oficialmente em 1755. O povo aliviou mas prevenia: amarravam os defuntos com lenços na mandíbula, colocavam pedra ou tijolo na boca deles (como na “moça” lá de Veneza que os arqueologos acharam), colocavam toco de madeira debaixo do queixo e enterravam eles de cara pro chão para que comessem só terra. Essa crença boba originou o mito do vampiro. (A fonte que eu usei foi uma revista que eu tinha, História Viva especial “Arqueoogia no séc. 21”. A matéria se chama “A vampiresa de Veneza”. Nunca imaginava que o mito dos vampiros começou dessa forma. MAs a lenda é mais moderna do que eu pensei. Achei que seria interessante compartilhar. Se alguem quiser procurar, a revista é de nº 31, o site é http://www.historiaviva.com.br, a página da matéria é 32/33). Olhem a legenda: “Uma ancestral de Drácula em um ossuário de 1576. Um anúncio surpreendeu os historiadors. Um deles apresentou suas conclusões. Racionalmente.”) Obrigado, pessoas, e gutten tag!!!
oi meu nome é victor sei muito sobre mitologia grega e to pensando em criar uma pgn no face quem gostou da ideia?
pessoal sei muito sobre mitologia meu nome é victor e esto querendo criar um site só q não ei como faz mas quando souber vou criar um,alguem sabe como faz pra me ajudar
loco numca vi uma sucubo de uma perna criaturas nordicas
eu acredito que todas essas criiaturas existem e podem me chamar de louca tou nem ai mais eu sei q eu vou ser caçadora de criaturas misticas mas dependdendo deles eu ecolho se prendo ele ou ajudo ele pq nem todos matam as pessoas exemplo lobsomen nem todos decidem matar pessoas
Ja q botou umas criaturas misticas bem legais so desconheço 3 kkk, podia ter posto sereia…
MT show, cara!