6 métodos fáceis e infalíveis pra aprender inglês nessa quarentena sozinho

6 métodos fáceis e infalíveis pra aprender inglês nessa quarentena sozinho

É possível aprender inglês sozinho de diferente formas e apps na Internet. Escrever, ouvir e conversar em inglês pode ser estimulado a partir de jogos, músicas, filmes, séries e muito mais.

Nós por aqui permanecemos em isolamento social, ou seja, evitamos o contato físico com outras pessoas o máximo que der. Por isso é extremamente importante ocupar a mente e aprender coisas novas. Por isso fizemos aqui essa lista incrível com várias formas de se aprender inglês de graça, apenas usando sua força de vontade. Confira!

1. Aprenda inglês jogando

Para quem gosta de estudar de forma lúdica, o Memrise é uma ótima alternativa. A plataforma ajuda usuários, em nível iniciante ou avançado, a aprimorar o inglês e outros idiomas. Os jogos são gratuitos e estão disponíveis no site e também em aplicativos para Android e iPhone (iOS). É possível aproveitar o tempo livre no transporte público, por exemplo, para estudar.

2. Aprenda inglês com exercícios

O My English Online é um curso de inglês totalmente virtual que foca em desenvolver as habilidades de leitura, escrita e compreensão da gramática em língua inglesa. O programa gratuito é oferecido pelo Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação. Podem realizar o curso sem pagar estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras parceiras do programa.

Após realizar o cadastro e fazer um teste de nivelamento, os alunos podem ser classificados em cinco níveis: iniciante, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado. Os alunos podem acessar o material por meio de vídeos, e-books, gramáticas e, para passar de nível, devem executar uma série de exercícios.

3. Aprenda inglês conversando

Muitas pessoas sabem ler e escrever em inglês satisfatoriamente, mas precisam melhorar a pronúncia do idioma. Viajar para países que falam a língua é uma boa opção, mas se isso não for possível no momento, o HelloTalk também é interessante. O app permite envio de mensagens de texto, áudio, vídeo e até chamadas telefônicas.
O mensageiro, disponível para celulares Android e iPhone, facilita o contato entre pessoas que falam diversos idiomas. Uma característica importante do sistema são as ferramentas de tradução, que permitem que você converse com nativos mesmo sem dominar totalmente o inglês. Além de ajudar a melhorar o seu idioma, o app ainda pode aumentar a sua rede de amigos.

4. Aprenda inglês assistindo a séries e filmes

Não sabe se estuda inglês ou se assiste à Netflix? Que tal fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Sufli, uma extensão gratuita para Google Chrome, permite que você veja a tradução das legendas sem precisar sair do player.
Nesse caso, basta escolher o seu filme ou série preferido, optar por áudio e legendas em inglês. Após configurar adequadamente a extensão, sempre que não entender algo, é só colocar o mouse sobre a palavra e a Sufli exibirá o significado em português.

5. Aprenda inglês com Duolingo flashcards

O Duolingo disponibiliza em um site e em apps para celulares Android e iPhone um jogo de flashcards chamado Tinycards. A proposta do exercício é memorizar expressões comuns e diferentes vocabulários a partir de repetição de palavras. A plataforma conta com uma grande variedade de baralhos, permitindo estudar outros idiomas com o Tinycards além do inglês.

6. Aprender inglês com musica

Com o Sounter (Android) você poderá aprender inglês e espanhol através de diversas músicas e em níveis diferentes. O Aplicativo permite que o usuário escolha uma música e complete a letra com as palavras que estão faltando. O que é muito interessante para quem deseja aprender sobre a composição de frases em ambas as línguas.

 

Como não perder o foco?

1. Defina uma meta simples para começar
É super legal quando a gente se empolga para aprender, né? Queremos abraçar o mundo quando nos apaixonamos por um novo idioma. Mas definir uma meta muito longa pode acabar com sua motivação. Defina metas diárias bem fáceis no começo, para que você consiga realizar e sinta orgulho do que conseguiu fazer rapidamente.

A fluência em média vem com 1 ano e meio ou 2 anos de estudo, quando a gente aprende sem imersão. Imersão é quando moramos em um país que fala o idioma, ou fazemos uma viagem e somos “obrigados” a falar o idioma no dia-a-dia.

Na quarentena, você pode aprender inglês em casa fazendo sua própria imersão colocando o inglês na sua rotina de jeitos simples.

2. Coloque o inglês na sua rotina
Para que você não se sinta sobrecarregado, professores de inglês recomendam: escolha 50 palavras de um idioma e comece a usá-las no seu dia a dia. Só depois pense em abrir um livro de gramática.

Quanto mais você convida uma língua estrangeira para a sua vida diária, mais o seu cérebro a considera útil e memoriza.

Aproveite todas as oportunidades para aprender inglês em casa. Coloque etiquetas com o nome de cada objeto de sua casa em inglês, por exemplo, na porta coloque um adesivinho escrito “door”, no fogão coloque um escrito “stove” e por aí vai.

Assim você aprende palavras simples do dia a dia a cada vez que for usar a cozinha, assistir TV ou ler um livro na sala.

Falando em livros, caso você não se sinta confiante para ler suas obras preferidas em inglês, comece com livros infantis ou infanto-juvenis, quadrinhos e textos mais simples.

Quando não entender uma palavra, procure na internet e escreva a tradução em um papel.

Escrever as coisas na mão ajuda a fixar, sabia?

3. Use a tecnologia a seu favor
Uma coisa muito útil que pouca gente faz é redefinir o idioma do seu telefone para o inglês. Imagina quantas vezes você abre o celular por dia?

4. Pense no inglês como ponte para novas experiências

5. Faça novos amigos online conversando em inglês
Interagir no novo idioma é fundamental – estando em casa fica meio difícil, mas você pode recorrer a serviços online onde duas pessoas de países diferentes ensinam seus idiomas um ao outro como: iTalki  e Tandem

Falar com alguém, mesmo errando, te ensinará a expressar intuitivamente seus pensamentos no lugar de traduzir mentalmente cada frase antes de falar.

6. Não se preocupe em cometer erros
Uma das barreiras mais comuns para conversar é o medo de falar inglês errado. Na realidade, esse perfeccionismo é coisa da nossa cabeça, muitos nativos de inglês não falam perfeitamente.

Lembre-se que: qualquer tentativa de se comunicar no idioma de outra pessoa é uma prova objetiva de que você está aberto a interagir e trocar ideias.

Pense que outras pessoas apreciarão seu esforço e podem até te ensinar novas palavras e expressões.

7. Seja paciente e persista
Quanto mais você fala, mais se aproxima do ideal de “fluência tipo nativo”.

Insista nos filmes e séries que gostar. Mesmo que não entenda tudo, um dia vai entender.

Converse com outros amigos que também estão aprendendo, tente trocar ideias mesmo que não seja perfeito. O importante é comunicar!


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*