5G no Brasil perto de ser uma realidade!

5G no Brasil perto de ser uma realidade!

Sabemos que a quinta geração de internet, ou o 5G está chegando. Em algumas operadoras em outros países o serviço já se encontra disponível, assim como algumas fabricantes já começam a se preparar para produzir os primeiros dispositivos a serem compatíveis com a tecnologia.

Mas o que será que ainda falta para o 5G no Brasil começar a funcionar de verdade?

Segundo o 3GPP, um órgão internacional que também é o responsável por padronizar qualquer tipo de tecnologia móvel, já houve uma padronização definida para as futuras redes 5G, e a grande verdade é que elas estão mais longe do que realmente pode parecer.

É certo que alguns países estão saindo na frente e já planejam começar a oferecer o serviço para as primeiras redes comerciais, já nesse ano de 2019, mas até que essas redes funcionem ou tenham a capacidade de funcionar para uma quantidade maior de consumidores, ainda pode demorar.

Sobre a tecnologia

O 5G é uma tecnologia de rede móvel, que vai mais além dos celulares, notebooks e tablets.

A ideia dessa tecnologia é que uma quantidade de dispositivos diferentes, consiga se conectar nessas redes, a chama Internet das Coisas. Sendo assim, além da velocidade, essa tecnologia também deve oferecer estabilidade e latência, ou seja, conexões mais confiáveis.

No fim de 2017, a 3GPP começou a definir os primeiros padrões para o 5G, o que levou ao primeiro real empurrão inicial para que a tecnologia começasse a se desenvolver.

De acordo com alguns documentos que já foram divulgados pela empresa, as redes de quinta geração, devem operar em uma frequência menor, algo entre 600 MHz e 700 MHz, e ter um alcance médio de 3.5 GHz ou em alta frequência, chegando aos 50 GHz.

Depois dessas características divulgadas, ainda existem outras que precisam ser estabelecidas.

Na teoria, a velocidade das conexões pode chegar a um determinado número, mas na prática ela ainda está bem abaixo disso, de acordo com testes feitos pela Qualcomm. A frequência deve ser o principal influenciador disso, principalmente no que diz respeito a velocidade das conexões.

Quando chegam os aparelhos?

Mesmo que a tecnologia do 5G no Brasil ainda não esteja totalmente encaminhada, os primeiros aparelhos smart que são compatíveis com a tecnologia, já estão começando a chegas às lojas, pelo menos é o que promete a grande maioria das fabricantes.

Porém, somente em 2020 é que esses aparelhos devem realmente começar a surgir em larga escala.

No Brasil

Infelizmente por aqui as coisas andam a passos um pouco mais lentos, do que em outras partes do mundo. Por existir alguns países em que o serviço já se encontra disponível como os Estados

Unidos, por exemplo, o planejamento e a implementação dessas redes comerciais já começaram a ser implementadas há algum tempo. No Brasil, é provável que essa tecnologia de quinta geração de internet móvel, chegue até os brasileiros somente no próximo ano. Essa implementação depende da Anatel, que é a agência reguladora de telefonia no país, e que só do meio do ano passado para cá, passou a ter suas primeiras discussões sobre o assunto.

Algumas reuniões foram feitas para discutir o uso da frequência para as redes 5G no Brasil, porém essas conversas se mantiveram iniciais e ainda faltam algumas questões a se desenvolver.

O 5G no Brasil depende basicamente de um leilão que é promovido pela Anatel, que tem a ideia de acontecer agora no segundo semestre de 2019, com o intuito de liberar para as operadoras, a implementação da rede, mas somente em 2020 serão liberadas para operações comerciais. Apesar tudo isto ser verdade, operadoras como a TIM ou a Oi já começaram com os seus testes para implementar esta tecnologia e a ver o nível de infraestruturas necessário.


Novidades da nossa loja virtual...

Deixe uma resposta

comment-avatar

*